quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A utilização de estratégias para a elaboração e aplicação do currículo escolar de forma eficiente

A elaboração e o planejamento do currículo escolar, e a forma que o mesmo será trabalhado, é de extrema importância para se alcançar uma aprendizagem significativa. Este currículo deve considerar as características dos alunos atendidos pela escola, visando à criação de novas estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a promoção de interação escola-aluno, aluno-aluno e professor-aluno, com a finalidade de garantir condições favoráveis à aprendizagem.
Para alcançar tais objetivos pode-se recorrer à utilização de algumas estratégias no planejamento e aplicação do currículo, como a utilização da interdisciplinaridade, contextualização, significação conceitual e dramatização dos conteúdos. Estas estratégias têm como objetivo principal facilitar a aprendizagem dos conteúdos científicos pela vinculação com a realidade do aluno, apresentação de problemas, utilização de conceitos de diversas áreas do conhecimento para explicar um determinado fenômeno, e por aproximar um conteúdo científico da realidade do aluno, dando-lhe sentido.
A interdisciplinaridade possibilita a explicação de um determinado fenômeno por várias áreas do conhecimento. Isto favorece a aprendizagem na medida em que desfragmenta os conteúdos, fazendo com que o aluno perceba relações de dependência entre várias disciplinas, e consequentemente a aprendizagem é facilitada. O olhar separatista entre as disciplinas não proporciona a aprendizagem de conceitos que se encaixam em várias áreas do conhecimento, uma vez que o aluno tem que assimila-los com diferentes aplicações e definições que poderiam ser entrelaçadas.
A contextualização dos temas abordados no processo de aprendizagem é de suma importância para tornar o conteúdo significativo, uma vez que através da contextualização o conteúdo é trazido para a realidade do aluno. O não distanciamento do conteúdo com o dia-a-dia do aluno torna possível a significação e fixação do mesmo, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Quando se aborda conteúdos embasados na significação conceitual, faz-se que os conceitos que antes eram vistos como puramente científicos e inacessíveis à realidade dos alunos, tenham significado, façam sentido. Quando o aluno descobre que os conhecimentos científicos se aplicam e justificam fenômenos cotidianos, a construção do conhecimento ocorre de forma espontânea e concreta.
A dramatização dos conteúdos é o ato de criar situações em que o conteúdo científico pode ter seus conceitos esclarecidos por meio de situações concretas. Isto torna os conceitos científicos concretos, visto que podem ser usados em situações cotidianas. Quando se cria uma situação-problema se promove a possibilidade da resolução da mesma por meio da discussão e debate de possibilidades de aplicação de conceitos teóricos, proporcionando ao aluno o entendimento dos conceitos por completo, e afirmando que existe um “porque” para se estudar determinados conteúdos.
Ao se organizar e aplicar um currículo escolar embasado nestas estratégias tem-se resultados satisfatórios, visto que o entrelace destas estratégias, ou seja, a utilização das mesmas em conjunto, favorece a construção do conhecimento e torna a escola um local não mais chato e que se frequente por obrigação, mais um lugar de relações pessoais positivas e construção de cidadãos.
Assim, é possível chegar ao “sucesso escolar” e tornar a aprendizagem cada vez mais significativa. É necessário se atentar para as características do público atendido pela escola para se elaborar um currículo escolar eficiente, sendo de suma importância o envolvimento de toda comunidade escolar no processo de planejamento e confecção do mesmo. Com todos compartilhando o mesmo objetivo o processo de aprendizagem, que é complexo e influenciado por vários fatores, é facilitado.

Referências bibliográficas:
HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel. Problematização no ensino de ciências: uma análise da situação de estudo. Espírito Santo.
__________SOUZA, Carlos Alberto. Abordagem temática: uma análise dos aspectos que orientam a escolha de temas na situação de estudo. Investigação em Ensino de Ciências. V.17, 2012.
GERHARD, Ana Cristina; ROCHA FILHO, João Bernardes da. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigação em Ensino de Ciências. V.17, 2012.
CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade: o que é isso?. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 10 p.

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