terça-feira, 8 de maio de 2012

Desenvolvimento psicossexual - SEXUALIDADE INFANTIL

    A teoria freudiana do desenvolvimento psicossexual é uma das mais conhecidas, mas também uma das mais controversas. Freud acreditava que a personalidade se desenvolve através de uma série de estágios da infância, durante o qual as energias da busca do prazer da ID (que representa os processos primitivos de pensamento e constitui o reservatório do impulso energético interno que direciona o comportamento) ficam focados em determinadas áreas erógenas. Esta energia psicossexual ou libido (unidades sexuais ou instintos), foi descrita como a força motriz por trás do comportamento.   
     Freud afirmou que todos os seres humanos nascem com certos instintos, ou seja, com uma tendência natural para satisfazer suas necessidades determinadas biologicamente como comida, abrigo e calor. A satisfação dessas necessidades é ao mesmo tempo prática e uma fonte de prazer que Freud se refere como "sexual".  


    A descoberta da sexualidade infantil levou Freud a modificar as suas noções, distinguindo genital de sexual. A sexualidade não se limita ao ato sexual entre duas pessoas: a sexualidade era toda a atividade pulsional que tende a uma satisfação. 

    O desenvolvimento da personalidade é explicado por Freud pela evolução da forma como a pessoa procura obter prazer – a sexualidade – que na infância (sexualidade infantil) é sobretudo auto-erótica (dirigida a si mesma), e só a partir da adolescência passa a ser essencialmente voltada para os outros.
             As fases do desenvolvimento psicossexual são: fase oral (área erógena é a boca), fase anal (área erógena é o ânus), fase fálica (área erógena são os órgãos genitais), fase de latência (área erógena é o mundo físico e social) e fase genital (área erógena são os órgãos genitais). Na tabela abaixo tem-se as características de cada fase.            


Tabela: Fases do desenvolvimento propostas por Freud. 

    Cada uma das fases psicossexuais está associada com um conflito particular que deve ser resolvido para que  o  indivíduo possa avançar com sucesso para a fase seguinte. A resolução de cada um desses conflitos requer o gasto de energia sexual e quanto mais energia é gasta em um determinado estágio, mais importantes características dessa fase permanecem com o indivíduo quando ele amadurece psicologicamente 
      Uma criança em um determinado estágio de desenvolvimento tem certas necessidades e demandas, tais como a necessidade de o bebê mamar. A frustração ocorre quando essas necessidades não são satisfeitas.                                                                                             
      Na fase oral a zona de prazer, pela qual as crianças obtêm satisfação, é a boca. Através da boca a criança vai tendo seu primeiro contato com o mundo. Como exemplo dessa exploração do mundo temos o comportamento que algumas crianças apresentam de  costumam morder seus coleguinhas. Esse comportamento faz parte desta fase, através da mordida a criança percebe a reação de seu colega e é estimulada. 


    Se esses estágios psicossexuais são concluídas com êxito, o resultado é uma personalidade saudável. Se alguns problemas não são resolvidos na fase adequada, a fixação pode ocorrer. A fixação é um foco persistente em um estágio anterior psicossexual. Até este conflito for resolvido, o indivíduo vai permanecer "preso" nesta fase. Por exemplo, uma pessoa que está fixado na fase oral pode ser excessivamente dependente dos outros e pode buscar estimulação oral através de fumar, beber ou comer. 

            

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