sexta-feira, 13 de abril de 2012

Psicologia na visão filosófica.....

    Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana.
    Para Sócrates a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.

    Para Platão a razão estava diretamente relacionada a alma. Pra ele o lugar da razão, e portanto o lugar da alma, era na cabeça, e a medula era o elo de ligação entre a alma e o corpo. Para ele, quando as pessoas morriam a matéria desaparecia e a alma ficava livre para abtar em outro corpo. Portanto Platão acreditava em reencarnação.


   Para Aristóteles a alma e o corpo não podem ser dissociados, pois a alma seria todo princípio ativo de vida. Assim, os vegetais teriam alma vegetativa, que seria responsável pela alimentação e reprodução; os animais teriam a alma vegetativa e sensitiva, que seria responsável percepção e pelo movimento; já o homem teria alma vegetativa, alma animal e alma racional, que tem a função pensante.


   A pergunta que nós deixamos é: será que nós seres humanos, estamos agindo como seres que possuem esses três tipos de alma, ou estamos esquecendo, em muitas ocasiões, da alma racional ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário