quarta-feira, 18 de abril de 2012

Influência da fisiologia na psicologia pré- científica

A fisiologia influenciou a psicologia devido às diferenças e características individuais do ser humano sobre as quais não se tem controle e devido à subjetividade da percepção que influenciava na percepção da pessoa com a natureza do objeto. Com isso, os cientistas despertaram interesse em estudar e pesquisar os processos psicológicos e o comportamento através dos estudos dos órgãos dos sentidos. Os comportamentos são todas as atividades que podem ser observadas e que são acessíveis aos nossos sentidos ex: movimentos e mudanças no tempo e espaço. Os processos psicológicos são todas as atividades que não podem ser observadas: Ex: sensações e percepções.
Essa pesquisa fisiológica foi um produto do final do séc. XIX que influenciou a psicologia. A partir daí a psicologia vai ter outra lógica, surgindo uma nova psicologia. A psicologia então surge como uma disciplina científica que estuda os comportamentos e os processos psicológicos. 
A partir do estudo do comportamento e dos processos psicológicos, alguns médicos, fisiologistas e professores desenvolveram pesquisas, médotos e teorias acerca da estrutura do sistema nervoso e da natureza da atividade neural como:  Johanes Muller, Marshall Hall, Pierre Flourens, Paul Broca, Gustv Fritsch e Eduard Hitzing, estes,  estavam definindo as estruturas e as funções dos sentidos.
 Então a psicologia pré- científica consiste no conjunto de teorias que não foram submetidas à experimentação impírica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário