quinta-feira, 19 de abril de 2012

Psicanálise

Pai da Psicanálise


Fundada por Sigmund Freud (1856-1939) a Psicanálise é a ciência do inconsciente. Método de investigação, que consiste em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias ( sonhos, fantasias, delírios ) de um jeito.




Freud comparava a mente a uma montanha de gelo flutuante, a parte que se vê na superfície representa a região da consciência - enquanto que a parte submersa representa a região do inconsciente.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Influência da fisiologia na psicologia pré- científica

A fisiologia influenciou a psicologia devido às diferenças e características individuais do ser humano sobre as quais não se tem controle e devido à subjetividade da percepção que influenciava na percepção da pessoa com a natureza do objeto. Com isso, os cientistas despertaram interesse em estudar e pesquisar os processos psicológicos e o comportamento através dos estudos dos órgãos dos sentidos. Os comportamentos são todas as atividades que podem ser observadas e que são acessíveis aos nossos sentidos ex: movimentos e mudanças no tempo e espaço. Os processos psicológicos são todas as atividades que não podem ser observadas: Ex: sensações e percepções.
Essa pesquisa fisiológica foi um produto do final do séc. XIX que influenciou a psicologia. A partir daí a psicologia vai ter outra lógica, surgindo uma nova psicologia. A psicologia então surge como uma disciplina científica que estuda os comportamentos e os processos psicológicos. 
A partir do estudo do comportamento e dos processos psicológicos, alguns médicos, fisiologistas e professores desenvolveram pesquisas, médotos e teorias acerca da estrutura do sistema nervoso e da natureza da atividade neural como:  Johanes Muller, Marshall Hall, Pierre Flourens, Paul Broca, Gustv Fritsch e Eduard Hitzing, estes,  estavam definindo as estruturas e as funções dos sentidos.
 Então a psicologia pré- científica consiste no conjunto de teorias que não foram submetidas à experimentação impírica.
 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Psicologia Pré-científica-(Especulações)

  Antes da psicologia ser considerada uma ciência, tinhamos a psicologia pré-científica (até 1879). Nesta época a psicologia era apenas um conjunto de teorias resultantes de especulações não submetidas a testes empírico (em que apoia-se na experiência e na observação, e não em uma teoria).


 

   As duas razões principais para que a psicologia ser considerada uma ciência recentemente, foram:
  •   O caráter espiritual, sagrado, fora do alcance da ação ou do conhecimento, impediu o aparecimento da psicologia como ciência experimental (que exige controle, observação e observação experimental).

  •  A complexidade do ser humano e do seu comportamento (exigiram grande perfeição dos métodos científicos antes de serem aplicados ao homem).

  A psicologia pré-científica é aquela que começa quando surge a psicologia, e essa psicologia estava diretamente ligada à psicologia, e termina com a sua passagem para a psicologia científica (a partir de 1879), em que a psicologia passou a ser considerada como uma ciência, sendo submetidatestes que valorizavam a experimentação e a observação.   

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Psicologia na visão filosófica.....

    Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana.
    Para Sócrates a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.

    Para Platão a razão estava diretamente relacionada a alma. Pra ele o lugar da razão, e portanto o lugar da alma, era na cabeça, e a medula era o elo de ligação entre a alma e o corpo. Para ele, quando as pessoas morriam a matéria desaparecia e a alma ficava livre para abtar em outro corpo. Portanto Platão acreditava em reencarnação.


   Para Aristóteles a alma e o corpo não podem ser dissociados, pois a alma seria todo princípio ativo de vida. Assim, os vegetais teriam alma vegetativa, que seria responsável pela alimentação e reprodução; os animais teriam a alma vegetativa e sensitiva, que seria responsável percepção e pelo movimento; já o homem teria alma vegetativa, alma animal e alma racional, que tem a função pensante.


   A pergunta que nós deixamos é: será que nós seres humanos, estamos agindo como seres que possuem esses três tipos de alma, ou estamos esquecendo, em muitas ocasiões, da alma racional ?

O que é a psicologia?

    A palavra psicologia significa estudo da alma. Pode-se dizer que é a ciência que estuda o "não material" do indivíduo. Ou seja, sua mente, razão, instintos, desejos, emoções, comportamentos e seus conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo.


   No seu surgimento a psicologia estava muito difundida à filosofia, tinha por preocupação embrionária o homem enquanto um ser possuidor de “algo” além de seu corpo material e sensorial. Com o passar do tempo as transformações sofridas pelo significado da alma, através da própria evolução do pensamento da humanidade, trouxe um novo olhar para a psicologia.